Descobre o significado do teu nome próprio

Standard

A ONOMÁSTICA é o estudo dedicado à explicação dos nomes próprios e um dos ramos da linguística que inclui a ANTROPONÍMIA que é o estudo dos nomes das pessoas.

Socialmente o nome é o que identifica uma pessoa numa sociedade e lhe permite-lhe exercer a sua vida social e jurídica. Os nomes têm sempre 2 partes: o nome próprio (1ºnome) e o sobrenome (nome de família). Nos nossos dias a escolha de um nome é feita sem grandes preocupações de significado, no entanto, no passado a escolha do nome para uma criança era objecto de grandes preocupações, pois sabia-se que o nome influiria no futuro e no carácter dessa pessoa. A escolha do nome era vista como um presságio…

Na biblioteca encontrarás todas as semanas as respostas ao significado do teu nome próprio. Para isso, deverás colocar o nome de que pretendes saber o significado e… a professora Eugénia Gomes tratará de te dar essa interessante explicação.

Será importante saberes a origem do teu nome, a sua evolução ou o seu significado?

About these ads

2 responses »

  1. A TREAT:
    Eugenia
    Significa bem nascida, nobre e indica uma pessoa atenta aos detalhes e exigente consigo mesma e com os outros, só se relaciona bem com pessoas do mesmo nível cultural e social que o seu.
    A História do sobrenome Gomes

    Sobrenome de formação patronímica, ou seja, baseado no nome do fundador deste tronco familiar: filho de Goma, do gótico guma, inglês antigo guma, antigo francônio goma, feito de goma. Existem registros do século IX como Gomizi e Gomiz. Em espanhol utiliza-se Gomez e Güemes. Sua origem provável vem de uma abreviação do visigodo “Gomoarius” que significaria “Homem de guerra”, o qual, por vezes foi utilizado como nome próprio. A forma primitiva seria Gomici, que nas fontes aparece como Gomece, Gomice, Gumice, Gomize, Gumize, Gomeze, Gomez. Já foi nome de batismo. Segundo alguns, em Portugal, procedem da família Gomes, da Itália. Assim como os demais patronímicos antigos – Eanes, Fernandes, Henriques, etc. – este sobrenome espalhou-se desde os primeiros anos de povoamento do Brasil por todo o seu vasto território. Há diversas famílias com este sobrenome, em diversas partes do Brasil, de origem portuguesa, colombiana, espanhola, paraguaia, argentina, uruguaia etc. No Rio de Janeiro, registra-se quase 150 famílias com este sobrenome, dos séculos XVI e XVII. Em São Paulo, entre as mais antigas, encontra-se a de Pedro Gomes, falecido em 1616. Além deste, registram-se, entre outros: Luís Gomes (S. Paulo, 1583). Matias Gomes (Piratininga, 1592), Gaspar Gomes (S. Paulo, 1599) e Lourenço Gomes (S. Paulo, 1599). (…)

    Para São Paulo, registra-se uma ilustre família de músicos, originária da Espanha, procedente de Don Antônio Gomez, de casa nobre de Pamplona, e que, fazendo-se bandeirante, desbravava o interior, encontrando, não ouro, mas outra coisa que, para ele, foi mais preciosa: uma belíssima índia, filha de um cacique guarani, que lhe deu muitos filhos. Entre os descendentes do casal, registram-se: I – o neto, Manuel José Gomes [- 1868], mais conhecido por Maneco Músico, professor, compositor e mestre da Banda de Campinas. Deixou importante descendência, estabelecida em Campinas, SP, do seu terceiro casamento com Fabiana Maria Jaguary Cardoso, que morreu tragicamente, muito moça ainda. Foi quatro vezes casado e suas quatro esposas lhe dariam nada menos do que 25 filhos; II – o bisneto, José Pedro de Sant’Ana Gomes, filho do anterior, o mano Juca. Violinista, regente e também compositor. Tornar-se-ia o maior amigo de seu famoso irmão, o maestro Carlos Gomes; III – o bisneto, Antônio Carlos Gomes [11.07.1836, Campinas, SP - 18.09.1896, Belém, PA], irmão do anterior e filho do terceiro casamento do item I. Um dos maiores nomes da música brasileira – autor das nossas mais belas óperas, mas também de encantadoras modinhas, tais como: (…) a valsa “A Rainha das Flores”, (…) a cantata “A Última Hora do Calvário” (…) as óperas “A Noite do Castelo”, (…) “Joana de Flandres” [1863]. (…) “Il Guarany”, (…) “a Fosca” (…) e “Salvador Rosa”. Em 1879 lança a ópera “Maria Tudor”. Em 1888 estréia “O Escravo”. Estréia em 1889 a ópera “Lo Schiavo” . (…) Em 1891 lança a ópera “Condor” e, em 1892, o oratório “Colombo”. (…) Deixou geração do seu casamento, em 12.1871, com Adelina Peri [- 01.1889], descendente de antiga família de titulares de Bologna; IV – o tataraneto, Íbero Gomes Grosso [1905, São Paulo, SP - 1983], sobrinho-neto do maestro Carlos Gomes. Desde a tenra idade demonstrou vivo interesse pelo violoncelo. Em 1930, formou um trio com Tomás Terán [1896-1964] e com o grande violinista Oscar Borgerth [1906], este último, foi depois seu cunhado; V – a tataraneta, Alda Gomes Grosso, irmã do anterior e sobrinha-neta do maestro Carlos Gomes, violinista. Não deixou geração do seu casamento, em 1934, com a violinista Oscar Borgerth.

    Linha Indígena: sobrenome adotado por famílias de origem indígena.

    Cristãos Novos: adotado por judeu no batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497.

    Brasão de Armas, datado de 25/10/1855. Registrado no Cartório da Nobreza, Livro VI, fl. 25: um escudo esquartelado, no 1.º quartel, as armas da família Gomes; no 2.º quartel, as armas da família Martins; no 3.º quartel, as armas da família Macedo; e no 4.º quartel as armas da família Fernandes. Elmo de prata guarnecido de ouro. Paquife dos metais e cores das armas. Timbre: o da família Gomes. Diferença: uma brica vermelha com um “F” de prata.

  2. Cara Profª Eugénia Gomes, fiquei fascinado com a historia do nome GOMES, e suas origens, até chegar ao nosso querido Carlos Gomes.
    Sou LOUZADA, e só o que sei, é que meu bisavô era DOMINGOS FERREIRA LOUZADA, batizado na Igreja de N.S.do Rosario em Mambuçaba – Angra dos Reis-RJ-BR.no dia 06 de Julho de1854.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s