Nicolau Copérnico morreu há 465 anos!

Padrão

Nicolau Copérnico

A 24 de Maio de 1543, morre aos 70 anos de idade no seu leito de morte, em Frauenburgo, Nicolau Copérnico (em polaco Mikołaj Kopernik, em latim Nicolaus Copernicus).  Não existe conhecimento sobre as causas da sua morte específica, mas sabe-se que foi enterrado na catedral Romana Católica da cidade de Frombork, a 290 km Norte da capital, Varsóvia.

Contrariando a teoria geocêntrica, que considerava a Terra como o centro do Sistema Solar, introduz a teoria heliocêntrica, que considera o Sol como o centro.

Nasceu em 19 de Fevereiro de 1473, na cidade Polaca de Torun.

Aos 18 anos, depois de concluir os seus estudos numa escola religiosa, matricula-se na universidade, onde estuda matemática e letras. Este astrónomo idealizou, com a ajuda de colegas seus, o Modelo Heliocêntrico, depois de fazer observações que pareciam colocar em causa o Modelo Geocêntrico. Por volta de 1530 as teorias de Copérnico começaram a ser conhecidas, embora em círculos bastante restritos.

Em 1543 ainda com vida vê publicada a sua principal obra – De revolutionibus orbium coelestium (Da revolução das esferas celestes), onde o Modelo Heliocêntrico, desenvolvido durante as décadas anteriores, é divulgado.

 

9 responses »

  1. Já ouvi falar, inclusive em livro didático que ele morreu na fogueira da Inquisição, condenado pelo Tribunal do Sto Ofício, mas não vejo nada que confirme isto.

  2. Quero saber quais foram as descobertas de Nicolau Copérnico as curiosidades que ele tinha…
    Me ajuda!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s