Palestra sobre “Doenças Mentais” dinamizada pelo 12º A

Padrão

 As alunas do 12º A – Grupo 3, do professor Diogo Fernandes, têm vindo a dinamizar, ao longo deste ano lectivo, um excelente trabalho sobre Doenças Mentais, como: o autismo, a hiperactividade, a esquizofrenia e as parafilias sexuais. Integrado nas actividades de Área de Projecto e no projecto Sadiv, este grupo realizou uma excelente palestra que teve início pelas 15.30 horas, no Auditório da escola.

Nesta palestra as alunas dinamizadoras começaram por fazer referência aos resultados dos inquéritos por elas levados a cabo e ao tema do estigma relacionado com a doença mental. Como convidada especial desta apresentação, a Dra. Luisa Ramos, Psiquiatra do Hospital de Conde de Ferreira no Porto, começou por explicar a diferença entre doença e deficiência mental, elucidou a audiência sobre casos graves de doenças mentais como é o caso da esquizofrenia. Também apresentou aos alunos e professores presentes uma breve história da Psiquiatria em Portugal e o funcionamento de um hospital psiquiátrico.

Todos gostámos de participar nesta palestra. No entanto, ficou-nos na ideia, sobretudo, a dedicação e o empenho demonstrados pelas alunas responsáveis e as aprendizagens que o trabalho colaborativo pode proporcionar em projectos interessantes como este. 

Uma palavra de agradecimento pela forma generosa e pela disponibilidade com que a Dra. Luisa Ramos elucidou os presentes sobre um tema que ainda hoje suscita algum estigma para a nossa sociedade.

As alunas estão mesmo de parabéns!

 

 

5 responses »

  1. Ola eu faço parte de um grupo em que na disciplina de a.p. estamos a desenvolver o mesmo tema que voces, DOENÇAS MENTAIS, e gostariamos de vos pedir informaçoes sobre tudo o que voces tenham e que nos possam ajudar…
    esperamos pela vossa resposta

    desde ja o nosso obrigado

    bjs

  2. Olá Ricardo,
    sou a responsável por este blogue da Biblioteca. Presumo que tu sejas aluno da nossa escola, mas se não fores és bem-vindo na mesma…
    Eu vou entrar em contacto com o professor e com os alunos desta turma que trabalharam este tema (e que ainda estudarão cá) e em breve facultar-te-ei o material e os recursos utilizados). Podemos usar o blogue também para nos comunicarmos posteriormente.

    Um abraço da Coord. da Biblioteca,
    prof Graça Coelho

  3. ola professora… eu nao sou aluno da vossa escola. a minha escola é a secundaria/3 de alfena… eu e o meu grupo é que andavamos a psquisar na internet e vimos o vosso blog e como por coinxidenxia o tema dessas alunas é o mesmo que o nosso pensamos logo em pedir ajuda se possivel claro…

    todo o que tiverem é desde ja bem recebido pelo meu meu grupo para o desenvolvimento do projecto

    ficamos muito gratos pelo tempo e trabalho desponibilizado…

    com os melhores comprimentos Ricardo Silva

  4. ola professora… eu nao sou aluno da vossa escola. a minha escola é a secundaria/3 de alfena… eu e o meu grupo é que andavamos a psquisar na internet e vimos o vosso blog e como por coinxidenxia o tema dessas alunas é o mesmo que o nosso pensamos logo em pedir ajuda se possivel claro…

    todo o que tiverem é desde ja bem recebido pelo meu meu grupo para o desenvolvimento do projecto

    ficamos muito gratos pelo tempo e trabalho desponiblizado…

    com os melhores comprimentos Ricardo Silva

  5. Olá quando encontrei o vosso trabalho fixei-me na imagem de apresentação e fiquei curiosa para saber o porquê de um olho ???? Com os dedos a sair desse mesmo olho??? a representar a doença mental porquê???? Aguardo anciosamente da vossa parte uma resposta para satisfazer a minha curiosidade!!!!!!! Adorei o vosso trabalho muitos parabens!!!
    Anabela Silva, Porto.

Deixe uma Resposta

