A nossa amiga Adelina partiu!

Padrão

 

Foi-se-me pouco a pouco amortecendo
a luz que nesta vida me guiava,
olhos fitos na qual até contava
ir os degraus do túmulo descendo.
 

Não sei se me voou, se ma levaram;
nem saiba eu nunca a minha desventura
contar aos que ‘inda em vida não choraram …

 

A vida dura um momento,
mais leve que o pensamento,
a vida leva-a o vento,
a vida é folha que cai!”
                          
      In, ”Campo de Flores” de João de Deus

É com sentido pesar que neste momento de luto todos os professores colaboradores da Biblioteca desta escola lamentam a perda da nossa querida colega e amiga Adelina Cardoso. O seu espírito de coragem e determinação permanecerá vivo entre nós.

 

 

12 responses »

  1. Apetece-me parar no olhar do silêncio
    e ver por fora e por dentro
    todas as cores dos homens
    que se vestem e que se despem
    em cada momento das palavras transparentes
    que o vento leva que o tempo amarga
    às vezes leves às vezes tão pesadas
    apetece-me falar sem dizer nada
    para que entendendo não me entendam
    com que dores se fazem as perdas
    em que mares se estendem
    areia fina entre os dedos
    espuma clara verde cinzenta
    uma gaivota que esvoaça livre
    para o outro lado do pensamento
    vai longe mora aqui
    é eterna sou momento
    encontrou-se é feliz
    adormeço com ela no pensamento

  2. Enquanto houver encontros,
    haverá despedidas.
    Enquanto houver despedidas,
    haverá um coração que chora.
    Enquanto um coração chorar;
    será difícil dizer adeus…

    Autor : Desconheço

  3. Foi sempre uma mulher firme, porém justa. Gostava de viver e lutou até ao fim como se esperava dela.
    Partiu, mas não morreu no coração de todos os que sempre a admiraram e a consideraram.
    Até sempre Adelina!
    Alice Teixeira

  4. Descansa em paz Adelina.
    Ainda agora nos deixaste e já se nota o vazio, só ocupado pela lembrança do teu olhar: apaziguador,vivo, maternal e sincero capaz de nos ler a alma sem nunca se fazer notar.
    Foi nessa sobriedade de valores que tão bem soubeste actuar que maior saudade vai nascer no coração destas tuas amigas que nunca te poderão esquecer.
    A quem tanto deu à escola, aos seus pares e alunos, eu desejo que uma estrelinha no céu passe a brilhar e a tomar conta de nós para todo o sempre.
    Bem hajas Adelina pelo exemplo vivo da verticalidade de carácter e da fidelidade aos valores do humanismo, da liberdade , da audácia e tenacidade na acção pela construção de um pedaço de mundo melhor.

    Cândida Novais

  5. É preciso dizer rosa em vez de dizer ideia
    é preciso dizer azul em vez de dizer pantera
    é preciso dizer febre em vez de dizer inocência
    é preciso dizer o mundo em vez de dizer um homem

    É preciso dizer candelabro em vez de dizer arcano
    é preciso dizer Para Sempre em vez de dizer Agora
    é preciso dizer O Dia em vez de dizer Um Ano
    é preciso dizer Maria em vez de dizer aurora

    Mário Cesariny de Vasconcelos
    manual de prestidigitação

  6. Adelina…

    Na minha memória ficarão
    os seus mais nobres valores:
    Coragem, Justiça, Determinação…

    Da memória jamais se apagarão
    A sua força e a sua lealdade às convicções
    Sóbrias, discretas, inabaláveis.

    Na minha memória perdurará
    A imagem de uma Mulher de luta

    Até…

  7. hoje sentada na areia do meu mar
    dou por mim a olhar as ondas
    que vêm roçar-se nos meus pés
    são suaves
    bondosas
    frescas

    anjos do mar

    choro-lhes a sua partida
    e ele escuta

    chiu ouviu

    são os anjos
    e as ondas a murmurar
    nesta praia de magia

    há paz

    encontro-me consigo no vento nas pedras na maresia no horizonte no por do sol na luz

    amanhã sentadas na areia do meu mar
    daremos por nós
    a olhar as ondas roçando de mansinho nos pés
    descalças
    sorrindo

    há paz consigo!

    graça coelho

  8. Algumas pessoas que passam na nossa vida são únicas.
    Passam sozinhas, mas não vão sozinhas
    e não nos deixarão sós,
    deixam sempre muito de si
    e levam um pouco de nós.

    Até sempre Adelina!

  9. ” Quem disser que a natureza é
    indiferente às dores
    e preocupações dos homens,
    não sabe de homens
    nem de natureza.”

    José Saramago

    Há saudade para sentir como há um sorriso ao vê-la nesta fotografia,ao recordar-me de si, da sua força , da sua vontade de viver, do seu testemunho de coragem e fé.
    Paz à sua alma, Adelina!

  10. Adelina:
    Quando cheguei aqui, vinha “verde” e receosa, e tu minha amiga, que agora partiste, muito me deste e ensinaste, no trabalho e no lazer…
    Deixas uma enorme saudade!
    Até qualquer dia.

  11. Acredito no mundo espiritual.
    Acredito que a nossa essência, que é aquilo que nos define enquanto indivíduos, perdura pela eternidade.
    A nossa passagem pela terra apenas existe para aprendizagem e crescimento.
    A drª Adelina, a meu humilde ver, viveu uma vida centrada no coração, pois o que mais se evidenciou em si foram os sentimentos nobres e a preocupação com os seus semelhantes. Também eu fui privilegiada pela sua bondade e tenho muito a agradecer-lhe.
    Assim considero que Este belíssimo Ser levou a bom termo a sua missão na terra e que, quando atravessou o “flumén” da vida, se deparou com o paraíso, onde viverá feliz para sempre…
    Muito Obrigada Drª Adelina

  12. Foste um exemplo de coragem, lealdade, justiça e força humana para todos nós.
    Partiste deste mundo mas jamais serás esquecida porque a história é feita de forças da Natureza como tu. Serás sempre recordada com ternura e carinho. Bem hajam os momentos que privei contigo.
    Agora, estás em paz, mas não te esqueças de nós… onde quer que estejas, envia-nos um pouco da tua força e coragem…

    Até sempre, Adelina!

Deixe uma Resposta

