Eliminatória do Concurso de Leitura em Voz Alta

Padrão

Realizou-se hoje na Biblioteca, pelas 14.30 horas, a Eliminatória do Concurso de Leitura em Voz Alta que teve início em Dezembro de 2007. Nesta eliminatória foram apurados os seis melhores leitores da Escola Secundária de Lousada, das modalidades do básico e do secundário, como se pode ver nas fotos. O 1º prémio foi atribuído a Clara e a Ana Cristina, do 8º C, do básico – e a Mauro Pinho, do 10º B, do secundário.

Leitura é diferente de animação para a leitura. Com efeito, ler é um acto individual, livre e silencioso e a animação para a leitura é um acto colectivo, orientado e festivo. As actividades de animação da leitura não criam, por si mesmas, leitores, mas podem fazer com que sejam ultrapassados medos, e podem mostrar que a leitura é mais do que os livros de estudo da escola e que o conteúdo dos livros pode ser muito divertido. Por outro lado, as actividades de animação, enquanto actos isolados, não têm, em si mesmas, grande interesse; devem sim constituir uma “atitude” permanente e integrada no quotidiano escolar.

Foi um momento de festa em que foi concluído o Plano de Actividades da Biblioteca do ano lectivo 2007/2008. Houve prémios para todos: livros, DVDs, canetas, agendas e revistas “Com Pias & Cabeça”, cuja coordenadora, a professora Conceição Brandão, ofereceu aos presentes.

Parabéns aos alunos e a todos os professores envolvidos. Um obrigada em especial, às professoras Emília Ferreira, Conceição Brandão e Isabel Pinto que fizeram parte do júri, juntamente com os alunos José Rui, do 8º B e Ana Luisa, do 10º B. Um muito obrigada também às funcionárias da biblioteca D. Paula Sousa e D. Angelina Carvalho que tudo têm feito com bastante empenho! 

Desejamos a todos os alunos uns bons estudos, bons exames e, sobretudo, umas BOAS FÉRIAS!!! 

 

 

 

Anúncios

4 responses »

  1. Parabéns à equipa que coordenou esta actividade! Foi muito emocinante ver a atitude dos nossos alunos. Temos talentos… Bem hajam! Continuem no próximo ano porque há sempre uma estrelinha envergonhada, mas pronta a brilhar se lhe derem a oportunidade.

    Celeste Barbosa

  2. Obrigada Celeste pelas tuas palavras tão motivadoras.
    Enquanto houver alunos e professores que promovam a leitura e a sua animação, sem dúvida que o Concurso de Leitura em Voz Alta se realizará.
    Os meninos merecem, pois participam com muito empenho!

    A Coordenadora da BE,
    Graça Coelho

  3. Os alunos leram, declamaram e cantaram… encantaram os amantes da poesia, da juventude, do prazer de ouvir ler… mais do que palavras, mais do que o sentido dessas palavras… o próprio sentido da vida…
    Todas as pessoas gostam de ser ouvidas… Os nossos alunos gostam de sentir que gostamos de os ouvir… Os nossos alunos sentem a beleza das palavras… gostam de escrever e de declamar poesia… O ser humano que não é sensível à musicalidade das palavras, não tem tempo para sentir a alegria nem a tristeza dos que o rodeiam… Os que sabem ouvir, mesmo em silêncio, semeiam a magia da solidariedade humana.
    Assim, Graça, esta actividade tem muito valor, para toda a comunidade escolar. A “tua” biblioteca está muito dinâmica. O trabalho compensa! Parabéns. (Já agora, não fiz parte do júri, mas avaliei muito positivamente todas as participações!)

  4. A Biblioteca que tu chamas de “minha” é a “nossa” biblioteca… A nossa vida hoje (e para quase toda a gente que trabalha)é dura e extremamente desgastante. Não permite o tempo livre necessário ao convívio com materiais de leitura, mas mesmo sabendo que esta realidade afecta o nosso tempo, a escola deve mobilizar todos os meios ao seu alcance para lançar os alunos na vida com a capacidade de ler, de se tornarem leitores. Podem não ser como todos desejaríamos pela vida fora, mas isso poderá ficar a dever-se a uma multiplicidade de factores, nunca à falta de empenho da “nossa” biblioteca.
    Obrigada pelas tuas palavras, pois conto sempre contigo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s