Corto Maltese e Hugo Pratt – o fim há 13 anos!

Padrão

Corto Maltese o grande herói  nasceu em Malta em 10 de Julho de 1887 filho de uma  cigana de Sevilha, belíssima e admirável dançarina de flamenco. O seu pai era um marinheiro britânico, originário da Cornualha, descendente de uma família que tinha por tradição não se alistar na Royal Navy. O pai de Corto, um marinheiro ruivo e de porte poderoso tinha três paixões – o mar, o whisky irlandês e as lendas célticas. Não se sabe bem ao certo quando ele morreu, mas alguns afirmaram que desapareceu no mar, outros que foi assassinado em Cantão, outros houve que juraram que ele foi morto numa briga na Austrália.

A partir desta altura as aventuras de Corto Maltese são-nos apresentadas por Hugo Pratt em forma de Banda Desenhada. O seu primeiro álbum, “Balada do Mar Salgado” surge em Julho de 1967, situando a acção exactamente entre 1913 e 1915. Seguir-se-iam até à morte de Pratt em 20 de Agosto de 1995, mais cerca de 25 álbuns que nos descrevem de uma forma absolutamente magistral as aventuras deste marinheiro de brinco, misterioso e irónico,  possuidor de uma enorme maturidade, cultura e sentido humanitário…

 Hugo Pratt sempre foi um cidadão do mundo. Nascido em Itália, ainda jovem viajou para a Etiópia, mais tarde foi trabalhar em BD para a Argentina e de caminho vagueou pela América do Sul. Assim não espanta que a personagem Corto Maltese, seu “alter ego”, tenha deambulado também por muitas paragens, China, Sibéria, Pérsia e, claro, Buenos Aires, tal como o seu criador.

Hoje falamos em sua memória… Obrigada Hugo Pratt!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s