Encontro Temático – “Étimo e Língua” no Auditório

Padrão

 img_00591img_0051img_0060img_0056img_0061img_0053img_0057img_0058

Realizou-se ontem, dia 4 de Março, pelas 15 horas, no Auditório da Escola, mais um Encontro Temático promovido pela Coordenadora de Projectos, professora Inês Fernandes.  Desta vez o tema do encontro foi “Étimo e Língua”, dinamizado pelo professor António José Pereira e abrilhantado por dois alunos do 12º ano que excelentemente interpretaram uma pequena rábula introdutória do assunto ali tratado.

O dinamizador iniciou a sua apresentação dando um esclarecimento sobre a palavra etimologia, do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra) e λόγος (lógos, ciência, tratado), explicando que ela hoje significa o estudo científico da origem e da história das palavras. De seguida elucidou os presentes sobre a importância de se conhecer a evolução do significado de uma palavra desde a sua origem e que isso significaria descobrir o seu verdadeiro sentido. O estudo etimológico das palavras, além do seu aspecto curioso, demonstra também as origens comuns e as semelhanças encontradas no plano do vocabulário de outras línguas.

Foi, sem dúvida, um encontro muito interessante. Parabéns ao professor  António José Pereira!

Anúncios

4 responses »

  1. Parabéns ao António e a todos os presentes, que de tão entusiasmados com a sessão não arredavam do auditorium , de tanto apreciarem ouvir uns e outros.
    Bem haja aos alunos que colaborando com o professor evidenciam o sentido de partilha e cooresponsabilidade com os projectos.

    Assim também quero aprender latim.

    Abraços a todas(os)

    Cândida Novais

  2. A escola (entenda-se, todos os que a transformam nesta entidade viva)é isto… Uma constante fonte de matéria e alicerces que nos ajudam a compreender melhor o mundo, a desbravar caminhos, a encontrar respostas, a descobrir vocações, a lançar desafios… Mais um ficou aqui lançado… Fica aceso o rastilho, resta-nos saber se vai pegar… A avaliar pela qualidade da pequena amostra, não tenho dúvidas que sim.
    Parabéns António!!!

    “A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que nos transforma.”

  3. Há professores que, sem vaidades nem “snobismos”, cativam para a partilha de conhecimentos. Em pouco tempo, transmitem, de forma aprazível, assuntos pedagógicos interessantes que “ficam” na memória. Assim foi o agradável Encontro Temático dinamizado pelo nosso colega Tó Zé. Desta forma, o latim parece mais interessante, “levantando-se do túmulo” a que sacrificamos as línguas que vamos matando.

  4. Faço minhas as palavras da professora Emília!!

    Sublinho a humildade aliada ao rigor e isso é admirável..

    Parabéns mil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s