“Leitura Itinerante” encerra Semana da Leitura 2009

Padrão

01901510260240230080021018009010017

Os momentos destinados a ouvir ler em voz alta, a ler em conjunto, a comentar o que se leu, nunca devem ser entendidos como tempo roubado ao cumprimento dos programas. Devem sim considerar-se tempo ganho, tempo que enriquece os alunos e os prepara para atingirem mais facilmente os níveis de aprendizagem definidos em qualquer programa.

Foi com o projecto “Leitura Itinerante”, integrado no plano de actividades da Semana da Leitura 2009, que a Biblioteca e os professores de Língua Portuguesa Emília Ferreira, José Lima, Lúcia Moreira e Celeste Barbosa, da nossa escola, dinamizaram a actividade de leitura de poesia, contos e lendas nas diferentes salas de aula do básico. A criação de hábitos de leitura pelas salas de aula e o contacto surpreendente dos alunos com os textos são reveladores de que, deste modo, se pode incutir o gosto por ler.

Alunos e professores gostaram muito…  oxalá se possa repetir.

Parabéns a todos os envolvidos!

Anúncios

4 responses »

  1. Entrámos nas salas, depois de um momento de agitação, fez-se silêncio, o silêncio dos olhos atentos que ainda brilham ao som das palavras dos outros, das palavras que contam histórias, à espera de um final feliz. E as palvaras voaram do papel, embrulhadas na voz de quem leu, pousando em cada rosto, em cada mão, em cada ouvido atento dos alunos que quiseram ouvir. As salas encheram-se de sons, cores, sonhos… Ler e ouvir… simplesmente pelo prazer de fazer das palavras um jogo mágico de partilha… Gosto de ser ouvido… Gosto de te ouvir… Gosto de te ler… Gosto que me leias… Sem dúvida, momentos de leitura a repetir!
    professora Emília Ferreira

  2. Os nossos «meninos» estão de parabéns. Escutaram maravilhados e atentamente o conto que lhes li e no final, pediram-me que lesse outro.
    Obrigada, meus amores!
    São estas atitudes que me animam a continuar a seguir, com prazer, a minha profissão, nestes tempos tão conturbados…

    Professora Celeste Barbosa

  3. Esta é pura e simplesmente uma actividade para usar e abusar vezes sem conta… os benefícios são infindáveis e as contra-indicações não se conhecem… As crianças, essas, agradecem e iluminam-se, os professores, esses, ficam contagiados com a magia do momento que se estende a todos… E tudo isto só foi possível porque ousaram, acreditaram e apostaram nos seus alunos…

    Todos os papás e todas as mamãs deveriam experimentar fazer o mesmo lá por casa… A família lucrava imenso, acreditem!

    ASSIM, SIM!!! Parabéns!!!

  4. A actividade de leitura às diferentes turmas nas salas de aula foi uma excelente ideia. A turma 8ºA, com quem eu estava ao último tempo da manhã ficou deslumbrada com a leitura da Professora Celeste e Emília. Obrigada a todos por este momento!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s