11º I, J e H e “A Minha Genealogia Ilustrada”

Padrão

IMG_0024IMG_0025IMG_0023IMG_0020IMG_0021IMG_0022IMG_0027

Na disciplina de História, com a professora Rosário Gonçalves, e no âmbito da pesquisa histórica os alunos do 11º I, J e H desenvolveram uma pesquisa super interessante de fotografias e dados relativos relativos às datas de nascimento dos seus familiares. Destes trabalhos expostos na nossa Biblioteca há a referir a descoberta fascinante e o reforço dos laços familiares, pois este foi um motivo muito forte para os alunos envolvidos falarem, questionarem e escutarem os seus pais, tios e avós, uma imprescindível ajuda para a concretização desta actividade.

Segundo a professora dinamizadora desta actividade elaborar um álbum fotográfico de memórias familiares que abranja um período alargado (alguns alunos conseguiram reunir informações que remontam ao século XIX e identificar várias gerações) foi um trabalho de pesquisa histórica relevante e apropriado a alunos que frequentam o secundário na área de Humanidades, enquadrado na Unidade 2 (módulo 6) – «A Sociedade Industrial e Urbana – unidade e diversidade da sociedade oitocentista». Um desafio lançado, no início do ano lectivo, que permitiu aos alunos trabalharem as fontes orais (notáveis que são os bisavós/avós e toda a “rede” familiar) e a fotografia (uma fonte histórica preciosa e um registo visual do tempo que passa e que tende a perder-se/a deixar de conseguir, pelo esquecimento, “falar”). Felicito todos os meus alunos que se empenharam nesta, árdua tarefa e congratulo-me pela rememoração dos laços familiares de cada um, a rememoração de cada um de nós (marcas de um tempo, marcas de um lugar...)”. Parabéns professora  Rosário!

Anúncios

2 responses »

  1. Elaborar um álbum fotográfico de memórias familiares que abranja um período alargado (alguns alunos conseguiram reunir informações que remontam ao século XIX e identificar várias gerações)foi um trabalho de pesquisa histórica relevante e apropriado a alunos que frequentam o secundário na área de Humanidades, enquadrado na Unidade 2 (módulo 6) – «A Sociedade Industrial e Urbana – unidade e diversidade da sociedade oitocentista». Um desafio lançado, no início do ano lectivo, que permitiu aos alunos trabalharem as fontes orais (notáveis que são os bisavós/avós e toda a “rede” familiar) e a fotografia (uma fonte histórica preciosa e um registo visual do tempo que passa e que tende a perder-se/a deixar de conseguir, pelo esquecimento, “falar”). Felicito todos os meus alunos que se empenharam nesta, árdua, tarefa e congratulo-me pela rememoração de laços familiares de cada um, a rememoração de cada um de nós (marcas de um tempo, marcas de um lugar). Rosário

  2. A nossa professora Rosário tem ideias fantásticas… este trabalho foi um grande incentivo à nossa cultura familiar.
    Eu gostei imenso e felicito a professora por esta grande ideia:-)
    Espero que toda a nossa comunidade goste deste trabalho, pois são trabalhos realizados com gosto e empenho.

    filipa borges

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s