Ação sobre o “Acordo Ortográfico” na Biblioteca Municipal

Padrão

A Biblioteca Municipal de Lousada realizará no próximo dia 28 de Maio das 9h30-12h30/14h00-17h00 (sábado),um a ação de sensibilização sobre o acordo ortográfico e as mudanças a implementar já no próximo ano lectivo, ministrada por Mestre Joaquim Barbosa.

Os interessados deverão fazer a inscrição gratuita  ligando para a Biblioteca Municipal: 255820570.

Então, o que muda, afinal, com a entrada em vigor do novo acordo? O alfabeto tradicional passa a incluir três novas letras (k, w, y), o que não causará estranheza a ninguém, pois já são bastantes comuns no nosso dia-a-dia. O trema (¨) desaparece totalmente do vocabulário português, o que no nosso caso também não causa transtorno algum, pois já era usado. O uso das maiúsculas também sofrerá alterações. Assim, deixam de ser usadas no nome de meses, das estações do anos e dos pontos cardeais.

 Para além destas alterações, o uso do hífen, a acentuação e as consoantes não articuladas também sofrem alterações, todavia, devido à especificidade do assunto, sugerimos a consulta de livros e prontuários ou, se preferir, o site do portal da língua portuguesa, que tem uma lista de todas as palavras que mudam, um conversor e, ainda, uma história da ortografia portuguesa.
                        
 
 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s