Autor do Mês

Padrão

TRUMAN CAPOTE


Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans, 30 de setembro de 1924 — Los Angeles, 25 de agosto de 1984) foi um escritor norte-americano. Foi o pioneiro do jornalismo literário.

Era filho de Archulus Persons, um comerciante vigarista e da sua jovem esposa Lillie Mae Faulk. Os seus pais divorciaram-se quando ele tinha quatro anos e ele foi educado em Monroeville, no Alabama, com os seus parentes maternos. Era uma criança solitária que aprendeu a ler e a escrever sozinho antes de ir para a escola. Era comum encontrá-lo, aos cinco anos, com um dicionário e um bloco de notas. Ele afirmou ter escrito um livro com nove anos de idade. Aos dez, ele submeteu o seu conto Old Mr. Busybody a um concurso infantil patrocinado pela Mobile Press Register. Aos 11, começou a escrever continuamente durante três horas, todos os dias.

Em 1933, Truman mudou-se para Nova Iorque, para viver com o seu padrasto Joseph “Joe” Capote, um cubano que trabalhava no ramo têxtil, que o adotou e o rebatizou de Truman García Capote. Em 1935, ele entrou para a Escola Trinity. Em 1939, os Capote mudam-se para Greenwich, Connecticut, e Truman estuda na Greenwich High School, onde escreve para os dois jornais literários da escola, “The Green Witch” e o jornal da instituição. De volta a Nova Iorque em 1942, Truman forma-se na Escola Dwight, uma instituição particular que hoje concede um prémio anual aos melhores alunos. Aos 17 anos começa a trabalhar no jornal The New Yorker.

Entre 1943 e 1946, Capote escreveu uma série de contos, incluindo A Mink of One’s Own, Miriam, My Side of the Matter, Preacher’s Legend, Shut a Final Door e The Walls are Cold. Essas histórias foram publicadas trimestralmente em revistas conhecidas como a Harper’s Bazaar, The Atlantic Monthly, Mademoiselle e The New Yorker.

A sua Obra

O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia e que, em termos literários se pode incluir na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com Boneca de Luxo.

O seu grande sucesso é A Sangue Frio (In Cold Blood) (1966), obra com que inicia um género por ele denominado de romance de não-ficção. Nela reconstroi minuciosamente um facto real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos. O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos da época, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc. A história deste livro é relatada no filme Capote, indicado para 5 Óscares. Capote nunca foi premiado pela obra, no entanto, o verdadeiro prémio veio do seu público-leitor, pois acabou por lhe render dois milhões de dólares.

Posteriormente publica Música para Camaleões (Music for Chameleons). Escreve também guiões para filmes, como Beat the Devil e um musical para a Broadway, House of Flowers.

                                                                                                                                                                                                                                          Fonte: Wikipédia

Procura livros deste autor na nossa biblioteca.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s