Alunos visitam Igreja de Meinedo. Um “catecismo de pedra”.

Padrão

Inserido no projeto da Biblioteca do Agrupamento em parceria com a Rota do Românico, intitulado “O que as pedras nos contam”, hoje foi a vez dos alunos do 5.º ano da EB Lousada Centro iniciarem a visita à Igreja de Santa Maria de Meinedo.

O técnico intérprete da Rota do Românico, Dr. Joaquim Costa, explicou aos alunos do 5.º ano que a Igreja Matriz de Meinedo foi dedicada a Santa Maria desde a sua fundação (1262) e, segundo a tradição, este edifício românico substituiu um antigo mosteiro, fundado antes da ocupação árabe da península, onde teriam sido depositadas as relíquias de Santo Tirso, oriundo da cidade de Constantinopla. Meinedo terá sido, nesse período, sede de um importante bispado.

Revelou ainda a importância das Igrejas do Românico, enquanto catecismos de pedra para o povo que não sabia ler nem escrever e que encontrava nas esculturas das pedras algo que o fizesse refletir entre o Bem e o Mal. Explicou que o arco triunfal era coberto por talha dourada e que o teto da capela-mor era coberto por caixotões pintados…

Os alunos voltaram para a escola muito mais entusiasmados e dispostos a pesquisarem mais sobre a arte românica!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s