10.º ano de Artes visita Mosteiro de Pombeiro

Gallery

Apesar da inclemência do vento e da chuva, hoje foi a vez dos alunos de Artes, do 10.º ano, passarem à segunda etapa do projeto de trabalho de parceria entre a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Lousada e o Serviço Educativo da Rota do Românico. Isto é, visitaram a Igreja, os claustros e o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras.

Segundo o Dr. Joaquim Costa, guia intérprete da Rota do Românico, é uma das mais antigas instituições monacais do território português. Pertenceu à Ordem Beneditina que, com o forte apoio da família dos Sousões de Ribavizela, impulsionaram o arranque da construção românica, cuja data reside ao longo da segunda metade do século XII, ou nas primeiras décadas do século XIII.

Os alunos e os professores puderam, ainda, visitar o jardim com o chafariz (réplica do original) e a capela-mor da Igreja, da qual apenas restam os dois absidíolos, onde se encontra a imagem de Santa Maria, ladeada por retábulo em talha dourada.

À saída, ficaram maravilhados com o trabalho do portal principal, com quatro arquivoltas, em cantaria. Uma tarde de chuva para aprender sobre a nossa terra, a nossa gente e para valorizar o nosso património.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s