V Jornadas Pedagógicas da RBL (2.º dia)

Padrão

Hoje decorreu o segundo (e último) dia das V Jornadas Pedagógicas da RBL

“Falemos de Poesia!”

Os participantes destas Jornadas, que decorreram no Auditório Municipal de Lousada, hoje puderam contar com a escritora de livros infantis Adélia Carvalho e com José Pires, que conversaram sobre a importância dos “Trava-línguas” para a aprendizagem da poesia. De seguida, José Mário Silva, no 2.º painel, abordou o tema, algo controverso, “Os poetas sem qualidades”. Sob o tema “Olhando os clássicos”, a plateia escutou uma conversa entre Frederico Lourenço, professor, ensaísta e escritor, também conhecido por ter traduzido em verso, do grego, a Odisseia, de Homero e, Jaime Rocha, dramaturgo, ficcionista e poeta, pseudónimo literário do jornalista Rui Ferreira e Sousa.

“A Poesia do Séc. XXI” foi o tema que Carlos Tê e Daniel Jonas abordaram. Inês Fonseca Santos e Álvaro Magalhães fizeram uma “Evocação a Manuel António Pina”.

Para finalizar este certame, o escritor Fernando Dacosta conversou sobre a sua mais recente obra, publicada em 2013, “O Botequim da Liberdade”, recordando o Bar Botequim, no largo da Graça, em Lisboa, nos tempos em que era dirigido pela poetisa Natália Correia, com quem privou de perto, destacando a sua forte personalidade.

Os presentes não regressaram às suas casas, sem antes verem encerradas estas V Jornadas Pedagógicas da RBL com um entusiasmante  “cantar ao desafio”, acompanhado à concertina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s