Apresentação do livro “A Raposa Sebastiana”

Padrão

Convidada pela Biblioteca Escolar deste Agrupamento, e integrado na comemoração do Ano Municipal do Ambiente e da Biodiversidade, a escritora Beatriz Lamas Oliveira falou em pormenor da sua mais recente obra – A Raposa Sebastiana, 3.º livro da Coleção Vida Selvagem, todos da sua autoria, aos alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Pias.

Para além de ter partilhado o seu fascínio pelos livros e pela pintura, revelou-lhes que para se escrever é preciso ler muito. “Porque ler estimula muito a imaginação”, explicou a autora. “Escolhi a heroína para a presente história: a Sebastiana! Admirando o grupo familiar com os binóculos, notei-a desde cedo, ainda era alimentada pela mãe. Ela e os irmãos já tinham aberto os olhitos, teriam umas duas semanas de vida. […] Das janelas da minha sala de trabalho fui-a apreciando e, entre outros aspetos, anotei o crescimento(…). Tomei notas e fiz desenhos. […] Silenciosamente, como a mãe lhe tinha ensinado, lá ia ela atrás de um coelho, saltando e filando-o pelo dorso com elegância. As raposas têm dentes muito fortes. […] Como todas as raposas, ela caça mais ao fim do dia e sempre sozinha…

No final, os alunos colocaram imensas questões à autora sobre o seu interesse pela escrita e pela vida dos animais e ainda lhe mostraram os desenhos que também eles fizeram sobre as aventuras desta astuta ladina.

Depois ainda houve uma sessão de fotografias! Foi uma conversa muito animada…

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s