Vamos comemorar o Dia da Cultura Científica & Tecnológica

Padrão

Cartaz da autoria do professor Alexandre Ribeiro

Tendo por objetivo divulgar e valorizar a educação para a Ciência e para a Tecnologia, as Escolas Secundária e Básica têm vindo a desenvolver o Dia da Cultura Científica & Tecnológica.

Este ano será comemorado no dia 25 de novembro, segunda-feira.

Este dia assinala a comemoração do nascimento do professor Rómulo de Carvalho, também poeta (António Gedeão) e será um dia de festa.

Numa estreita articulação entre a Coordenadora da Biblioteca Escolar (Graça Coelho) e a Coordenadora dos Projetos e Atividades (Carla Lopes), juntamente com os professores dos grupos disciplinares de Física e Química,  Ciências da Natureza, Matemática, Informática, Artes Visuais e, também, com o Museu de Geologia e os Clubes existentes no Agrupamento, o espírito de colaboração, que já é apanágio desta escola, leva a que se promovam e dinamizem atividades e experiências divertidas, oficinas, laboratórios abertos e demonstrações interativas, que vão desde as Ciências Experimentais à Ecologia, à Fotografia, à Informática e à Robótica…

Esta efeméride já se tornou uma “marca” neste Agrupamento, pois estão já implementadas as estratégias de flexibilização necessárias para o envolvimento e participação de professores e alunos. É um dia em que se dá total protagonismo aos alunos e à integração de diferentes saberes.

Esta cultura de participação e partilha tem sido determinante na construção de uma escola aberta à mudança, capaz de refletir sobre a sua ação, ajustar-se e responder à exigência contínua de melhoria, assente na valorização das aprendizagens dos alunos, a sua livre iniciativa e à aprendizagem pela descoberta.

N.B. – Como é do conhecimento geral, o ano de 2019 é particularmente rico em celebrações científicas: 100 anos da expedição de Arthur Eddington a São Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional, 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, e 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s