Dia Mundial do Ambiente – 5 junho

Padrão

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

O dia 5 de junho foi escolhido para festejar a data, pois marca o dia em que teve início a 1.a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

AS CRIANÇAS E O AMBIENTE

Fechar a torneira enquanto se lavam os dentes, não deitar lixo no chão, cuidar dos animais, das plantas e jardins são atitudes simples e presentes na rotina de muitas famílias.

Quanto mais cedo este tema for abordado com as crianças, maiores são as possibilidades de lhes despertar a consciência pela preservação.

Sensibilizar as crianças para a preservação do meio ambiente requer técnicas e atividades que despertem a curiosidade, a criatividade e interação, levando a uma aprendizagem divertida e descontraída.

Dinâmicas e atividades que requerem a união das crianças para encontrar soluções para problemas ambientais — como limpar praias ou separar o lixo — ou mesmo jogos individuais que estimulem a atenção neste sentido são muito úteis no processo de sensibilizar as crianças para a necessidade de preservação do meio ambiente.

Visitar lugares que protejam a vida selvagem, como parques nacionais, reservas ecológicas ou jardins zoológicos, pode contribuir para aumentar a consciência para a necessidade de conservar animais e lugares selvagens.

Outra atividade muito acessível às famílias e às escolas é promover o conceito dos 3 R:

  • reduzir: incentivar a redução da compra e uso de produtos e serviços que não são extremamente necessários;
  • reutilizar: estimular a reutilização de materiais que já foram usados, como garrafas de plástico para guardar lápis, caixotes de madeira para guardar brinquedos ou o verso das folhas como rascunho;
  • reciclar: separar e armazenar corretamente todos os resíduos produzidos, para assim promover a sua reciclagem, criando e utilizando ecopontos na sala de aula.

O desenvolvimento da temática ambiental junto das crianças desde o ensino pré-escolar trará inúmeros benefícios também para os pais, para a comunidade em geral e para todo o planeta.

Leia o artigo completo em: https://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/paginas-especiais/educacao-pre-escolar/opiniao-pre/dia-mundial-do-ambiente/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s