A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Literacia em Saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação por forma a promover e a manter uma boa saúde”.
Assim, importa dirigir o olhar para a forma como as bibliotecas escolares podem ter, na escola, um papel decisivo na promoção do bem-estar dos alunos, sobretudo nos tempos que vivemos, ainda a lidar com uma pandemia de consequências imprevisíveis.
Eis alguns dos seus contributos:
As bibliotecas são um lugar seguro, onde os alunos podem encontrar consolo e proteção.
As bibliotecas proporcionam informações e recursos que ajudam a aumentar a consciencialização sobre questões de saúde mental, combater os estigmas e oferecer apoio aos alunos.
As bibliotecas promovem a leitura como uma prática associada a um maior bem-estar e resiliência.
As bibliotecas trabalham com os alunos áreas relacionadas com a saúde.
As bibliotecas desenvolvem as competências digitais e levam a uma melhor literacia em saúde dos alunos.
A bibliotecas disponibilizam recursos para uma variedade de iniciativas de bem-estar.
As bibliotecas têm uma equipa de apoio.
Este artigo foi adaptado a partir de Mental health, wellbeing & the school library [2]
Conheça aqui o PLANO DE AÇÃO PARA A LITERACIA EM SAÚDE 2019-2021