Catálogo de jogos educativos

 
1. Jogo de cartas “Entre Iguais” – Material lúdico-pedagógico composto por 112 cartas, que proporciona a reflexão em torno da sexualidade, género e relações interpessoais, com crianças a partir dos 4 anos de idade. Recorre à foto-linguagem como estratégia educativa na abordagem da sexualidade com crianças que apresentem pouco domínio da leitura.

2. Jogo de cartas “Eu cresço” – Material lúdico, de simples utilização, cujo objectivo é proporcionar o acesso a informação objectiva sobre saúde sexual e reprodutiva. Tem como destinatários raparigas e rapazes entre os 12 e os 14 anos e pode ser jogado em casa, na escola, nas actividades de tempos livres, com os pais, com os professores, etc. Os temas abordados neste jogo são: transformações na puberdade, reprodução, aparelhos reprodutores feminino e masculino, gravidez, desenvolvimento intra-uterino, parto e contracepção.

3. Jogo de cartas “Puberdade! E agora?”- Material lúdico-pedagógico, composto por 120 cartas de pergunta-resposta-imagem, que proporciona acesso à informação sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, organizada em cinco temáticas relevantes para a pré-adolescência. Pode ser jogado com jovens entre os 10 e 15 anos de idade, na escola, em casa ou em atividades de tempos livres, com pais, professores, educadores e outros profissionais de Educação e Saúde.

4. Puzzle “Quem sou eu?” – O puzzle Quem sou eu? é um instrumento lúdico e pedagógico ideal para que as crianças em idade pré-escolar se comecem a familiarizar com os conceitos relacionados com a sexualidade. Duração: 15 minutos.

5. Direitos à Solta – O objectivo do jogo é dar a conhecer os direitos humanos em que assenta a democracia portuguesa e desenvolver competências de cidadania. É constituído por 250 cartas-pergunta e 30 cartas que ilustram os direitos consagrados na Constituição Portuguesa.

6. Pictionary –

7. Le Jeu des Découvertes –

8. Gama – Jogo de Estratégia –

9. Mastermind – jogo de tabuleiro

10. Promenade dans Paris –

11. Rummy –

12. Código Secreto –

13. Forma a Palavra –

14. Scrabble – conhecido como o jogo das Palavras Cruzadas, é um jogo de tabuleiro em que dois a quatro jogadores procuram marcar pontos formando palavras interligadas.

15. Risk – Jogo de estratégia de 3 a 5 jogadores, decorrendo num tabuleiro representando um mapa politico do mundo, dividido em 42 territórios agrupados em 6 continentes. Os jogadores capturam territórios uns aos aos outros jogando dados e obtendo uma pontuação mais elevada. Vence quem conquistar três objetivos do jogo.

Anúncios