“Integrada no projecto educativo e curricular da escola, a BE/CRE é um elemento activo, constituindo um centro de recursos informativos, formativos e recreativos susceptível de interagir com as actividades educativas e que contribui decisivamente para atingir os objectivos do sistema educativo: o sucesso escolar dos alunos (…)”

Valverde, P. E, Carraço. La biblioteca escolar

Sendo assim, saber ler é ser capaz de …

(…) ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave.
Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias.
Literacia significa saber como aprender.

Stripling, Barbara K. , Eric, 1992, IN CTAP Information Literacy Guidelines K – 12.

Assim a nossa função enquanto equipa da Biblioteca Escolar é:

fornecer informação fiável, de acesso rápido e transferível,
promover a educação contínua ao longo da vida, oferecendo recursos e condições adequadas à aprendizagem das competências básicas de informação, de acordo com os conteúdos leccionados e a defesa da liberdade intelectual,
melhorar a qualidade de vida, apoiando a experiência estética, a orientação e apreciação das artes, o estímulo à criatividade, à cidadania, ao espírito crítico e à convivência positiva,
manter e alargar uma vida saudável e enriquecida, encorajando a utilização positiva do tempo de lazer,
integrarmo-nos como serviço no Projecto Educativo da Escola.

Áreas de funcionalidade

Atendimento
– Zona destinada ao atendimento e ao serviço de empréstimo.

Leitura informal
– Zona de consulta informal de jornais e álbuns, permitindo a utilização integrada de documentação em suportes vídeo e áudio. Pode também proporcionar a produção de trabalho num ambiente mais descontraído.

Leitura formal
– Acomoda no seu conjunto o fundo documental da Biblioteca, constituído não só por obras de referência e de apoio curricular, mas também por obras de ficção, colecções de literatura, álbuns e banda desenhada.

Multimédia
– Zona de utilização integrada da documentação em suporte multimédia.

CDU adaptada à nossa escola

O QUE É A CDU?
É a Classificação Decimal Universal: Tabela de Autoridade: um instrumento de trabalho que uniformiza os critérios de classificação dos documentos das Bibliotecas Escolares e Municipais, tornando-a uma linguagem comum para poderem ser guardados e pesquisados por assuntos. Assim, a pesquisa é muito mais fácil e rápida.

O que se poderá encontrar nas estantes da BE?

CLASSE 0: Obras de Referência

Generalidades. Imprensa. Biblioteconomia. Dicionários. Enciclopédias

001

CIÊNCIAS. CONHECIMENTO

004

INFORMÁTICA

008

CULTURA. CIVILIZAÇÃO

025

BIBLIOTECONOMIA

030

ENCICLOPÉDIAS. DICIONÁRIOS

061

CONGRESSOS. EXPOSIÇÕES

061.1

UNIÃO EUROPEIA

069

MUSEUS. COLECÇÕES

070

JORNALISMO. IMPRENSA

087.5

LITERATURA JUVENIL

CLASSE 1: Filosofia. Psicologia

Filosofia. Psicologia

1

FILOSOFIA

141

PONTOS DE VISTA FILOSÓFICOS

159.9

PSICOLOGIA

17

VALORES

CLASSE 2: Religião. Teologia

Religião. Teologia

2

RELIGIÃO

21/29

RELIGIÕES DO MUNDO

27

CRISTIANISMO

CLASSE 3: Ciências Sociais

Sociologia. Política. Economia. Assistência Social. Educação. Ensino

305

FEMINISMO

31/34

DEMOGRAFIA

314

SOCIOLOGIA

316.7

SOCIOLOGIA DA CULTURA

32

POLÍTICA

33

ECONOMIA

331

TRABALHO. EMPREGO

34

DIREITO

35

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

36

SERVIÇO SOCIAL

37

EDUCAÇÃO

37.012

TEORIA DA EDUCAÇÃO. PEDAGOGIA

37.014

POLÍTICA EDUCACIONAL

37.016

CURRÍCULOS

37.02

DIDÁCTICA

37.031.6

GESTÃO ESCOLAR

371

GESTÃO DE ESCOLAS

371.13

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

371.2

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

371.26

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

371.3

MÉTODOS E PROCESSOS DE ENSINO

371.7

NÍVEIS DE ENSINO

376

EDUCAÇÃO ESPECIAL

377

ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL

39

ETNOGRAFIA

398.2

CONTOS. LENDAS

CLASSE 5: Matemática e Ciências Naturais

Matemática. Astronomia. Geometria. Química. Geologia. Antropologia. Biologia. Ecologia. Botânica

501

CIÊNCIAS DA NATUREZA

502

PROTECÇÃO DO MEIO

504

AMEAÇAS DO MEIO AMBIENTE

51

MATEMÁTICA

514

GEOMETRIA

52

ASTRONOMIA

53/54

FÍSICA E QUÍMICA

55/59

GEOLOGIA E ZOOLOGIA

547

QUÍMICA  ORGÂNICA

551.1/.4

GEOLOGIA

572

ANTROPOLOGIA

573

BIOLOGIA

574

ECOLOGIA

575

GENÉTICA

576

HISTOLOGIA

58

BOTÂNICA

591

COMPORTAMENTO ANIMAL

CLASSE 6: Ciências Aplicadas

Saúde. Medicina. Tecnologias. Gestão de Empresas

614

SAÚDE PÚBLICA

616

DOENÇAS

619

MEDICINA VETERINÁRIA

62

TECNOLOGIAS

630

ÁRVORES

631

AGRICULTURA

641

CULINÁRIA

65

INDÚSTRIA. COMÉRCIO

658

GESTÃO DE EMPRESAS

66

TECNOLOGIA QUÍMICA

CLASSE 7: Arte. Desporto

Arte. Desporto. Crítica de Arte. Património. Pintura. Música. Cinema

7.01

TEORIA DA ARTE

7.05

DESIGN

71

PLANEAMENTO TERRITORIAL

719

PROTECÇÃO DO PATRIMÓNIO

72

ARQUITECTURA

730

ESCULTURA

737.1

MOEDAS

738/9

CERÂMICA. ARTE DO METAL

74

DESENHO

75

PINTURA

77

FOTOGRAFIA

78

MÚSICA

791

CINEMA

792

TEATRO. REPRESENTAÇÃO TEATRAL

796

DESPORTO

CLASSE 8: Língua. Literatura

Ortografia. Gramática. Prontuários. Literaturas. Géneros Literários. Poesia. Teatro. Romance. Análise Literária. Ensaio. Cartas

81’35

ORTOGRAFIA

81’36

GRAMÁTICA INGLESA/ALEMÃ/PORTUGUESA

811.111

LÍNGUA INGLESA

811.112.2

LÍNGUA ALEMÃ

811.133.1

LÍNGUA FRANCESA

811.134.3

LÍNGUA PORTUGUESA

82

LITERATURA. GÉNEROS LITERÁRIOS

821(100)

LITERATURA UNIVERSAL

821.111…

TEATRO. ROMANCE

821.134.3

LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA

821.134.3-1

POESIA

821.134.3-2

TEATRO

821.134.3-31

ROMANCE

821.134.3-31.09

ANÁLISE LITERÁRIA

821.134.3-4

ENSAIO

821.134.3-6

CARTAS

CLASSE 9: Geografia. História

Arqueologia. Monografias. Geografia. Biografias. História Universal. História de Portugal

902

ARQUEOLOGIA

908

MONOGRAFIAS DAS REGIÕES

910.4

VIAGENS DE DESCOBRIMENTOS

910.4(469)

DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES

911

GEOGRAFIA

912

REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS

929

BIOGRAFIAS

930

HISTORIOGRAFIA

94(100)

HISTÓRIA MUNDIAL/UNIVERSAL

94(3)

HISTÓRIA DO MUNDO ANTIGO

94(37/3)

HISTÓRIA DE ROMA/GRÉCIA

94

HISTÓRIA DA EUROPA

94(469)

HISTÓRIA DE PORTUGAL

94(6)

HISTÓRIA DE ÁFRICA

94(7)

HISTÓRIA DA AMÉRICA

94(81)

HISTÓRIA DO BRASIL

A professora bibliotecária,

Graça Maria Pinto Coelho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s