Capiteis-Projeto-Pedras

O que as pedras nos contam

“O que as pedras nos contam” é o título de um projeto de trabalho que parte de uma parceria entre a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Lousada e o Serviço Educativo da Rota do Românico, germinada em 1998, no seio dos concelhos que integram a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa.

Objetivos do Projeto: Aprender com a Biblioteca Escolar; Trabalhar de forma articulada (horizontal e vertical) nos diferentes anos de escolaridade; Sensibilizar os alunos para o conhecimento e formação sobre o Património histórico, arquitetónico e cultural da região; Despertar para a sua apropriação e preservação; Disseminar boas práticas no âmbito da Literacia da Informação; Partilhar experiências diversificadas.

Níveis de escolaridade envolvidos: Pré-escolar, 4.º ano do 1.º ciclo, 5.º ano do 2.º ciclo, 7.º ano do 3.º ciclo e o 10.º I (turma de Artes do secundário).

Disciplinas envolvidas: Português, História, Geografia, Matemática, Educação Visual, Desenho e Geometria e História da Cultura e das Artes.

Calendarização: ao longo do ano letivo.

Portanto, no que diz respeito à disseminação de boas práticas no âmbito da Literacia da Informação, a equipa desta Biblioteca preparou um conjunto de guiões intitulados “Aprende a estudar” que funcionarão com instrumentos de apoio a aprendizagens variadas:  1. fazer um trabalho individual, 2. apresentar a bibliografia desse trabalho, 3. fazer um resumo, 4. elaborar um relatório de uma visita de estudo, 5. elaborar fichas de leitura.

Deste modo, a relação entre a literacia da informação e a biblioteca da escola tem levado a que se repense a importância do “aprender a aprender” em detrimento da simples aquisição de conhecimentos. Os alunos aprenderão, em contexto de sala de aula,  todos os passos que devem trilhar para aprender a pesquisar e a elaborar documentos importantes, valorizando-se, cada vez mais, as capacidades de estudo e de aprendizagem ao longo da vida.

Podes consultar aqui o projeto “O que as pedras nos contam”»»»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s